Inscrição para oficina "Convivendo com as Diferenças - Acessibilidade Atitudinal"

Inscrição para oficina "Convivendo com as Diferenças - Acessibilidade Atitudinal"

Inscrições abertas de 28/09/2017 a 02/10/2017 às 23:59 .

Introdução

Crie um texto de introdução.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em face ao compromisso de promover a cidadania cultural e colaborar com a inclusão social, considera de absoluta importância o respeito à diversidade humana e o direito de todos à arte e à cultura. É com esse olhar que a Secult reconhece a luta das pessoas com deficiência pelo acesso a direitos e assume o desafio de construir ativamente a acessibilidade dentro da política estadual da cultura.

A partir de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei Nº 13.146/2015), que visa assegurar direitos para o bem estar pessoal, social e econômico dessa população. Conforme a lei, esse é um dever a ser compartilhado como prioridade entre Estado, sociedade e família. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, prevê em seu Plano Estadual de Cultura (Lei Estadual Nº 16.026/2016) a missão de implantar políticas culturais que integrem as pessoas com deficiência nos equipamentos culturais estaduais e na programação realizada pela secretaria, incluindo o acesso a acervos e demais atividades.

Em resposta a essas demandas, foi criado um Grupo de Trabalho que tem como objetivo desenvolver a acessibilidade nos equipamentos e nas ações culturais da Secult, suscitando em nossos colaboradores a sensibilização e a reflexão sobre a inclusão, a fim de compreendê-la e adotá-la em nosso dia a dia.
Além de servidores da Secult, o Grupo tem como integrantes pessoas com deficiência que já atuam e militam pela acessibilidade cultural, respeitando o lema “Nada sobre nós sem nós”.

Dentro das ações propostas pelo Grupo para o segundo semestre de 2017, está a "Oficina Convivendo com as Diferenças - Acessibilidade Atitudinal", voltada para produtores culturais, promovendo o caráter crítico-filosófico, desmistificando a deficiência, desconstruindo estereótipos e estimulando uma nova consciência que nos ajudará a tratar com mais simplicidade as diferenças e complexidades desse público. A acessibilidade atitudinal representa um importante diferencial na prestação de serviços culturais.

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%

Publicado por

Coordenadoria de Artes e Diversidade Cultural | CODAC | SECULTCE

Missão - Articular agentes e instituições para o desenvolvimento da política cultural com base nas metas do Plano Estadual de Cultura-PEC, conectando e fortalecendo as ações e programas da Secult na efetivação da cidadania cultural.

Foco da atuação - mediação entre demandas sociais e a execução da política cultural do Estado.

Coordenação por Valéria Cordeiro